Motor Para Serra Circular de Bancada

Pergunte o que gostaria de saber, ensine os truques e manhas que você sabe

Motor Para Serra Circular de Bancada

Mensagempor Daguli » 18 Fev 2012 20:15

Olá pessoal!

Estou chegando agora no fórum. Moro em Juiz de Fora, Minas, e faço uso da marcenaria (quer dizer, dou umas marteladas) como hobby. Na verdade fiz um curso rápido no SENAI (2 meses) já faz uns 3 anos e por motivos diversos, somente agora estou começando a me dedicar ao assunto. Tenho muito que aprender...

Por isso venho aos companheiros pedir uma ajuda para a solução de um problema.
Estou começando a construir uma pequena serra circular de mesa, como a do link abaixo, e minha dúvida está no tipo de motor que devo utilizar (potência, velocidade, etc... etc...).
http://www.mimecanicapopular.com/verherr.php?n=135

Alguém saberia me orientar a respeito?

Grande abraço!!!
Daguli
Juiz de Fora - MG.
Daguli

Re: Motor Para Serra Circular de Bancada

Mensagempor paulobro » 19 Fev 2012 13:10

Ola, Daguli. Um prazer ter a sua companhia.

Quanto `a sua ideia de construir uma serra de bancada, eu ja li muito sobre esse assunto em varios foruns, aqui de pindorama e la de fora, e parece haver um consenso que embora de uma maneira geral, para hobistas, construir maquinas e ferramentas seja uma atividade valida e economicamente recomendavel, a serra de bancada faz excecao. Nao vale a pena.

Nao vale a pena primeira e fundamentalmente porque e' muito dificil incorporar as indispensaveis salvaguardas de seguranca, e praticamente sempre resulta um equipamento com altissimo risco operacional. Nao vale a pena porque e' muito dificil conseguir de fato construir uma serra dessa com a necessaria estrutura para retornar a precisao que se espera de um tal equipamento. Demonstradamente, sai mais barato, resulta mais seguro e operacionalmente mais confiavel comprar um modelo tipo BT 1800 do que tentar incorporar a indispensavel seguranca e desejavel precisao a um projeto caseiro.

Inclusive, ha serias indicacoes que e' melhor e rende mais e melhores servicos utilizar uma serra circular manual do que uma serra de bancada caseira.

Como em tudo, ha excecoes.
Mas sao raras.
paulobro

Mensagempor Daguli » 24 Fev 2012 09:41

Olá Paulobro!
O prazer é todo meu. Obrigado.

Realmente você tem razão. Estava utilizando o projeto da serra caseira apenas como base, pois iria tentar implementar alguns fatores que ele não dispõe, principalmente com relação à segurança. E aí está outro problema que estou tendo; apesar de vários projetos disponibilizados na internet, fico sempre na dúvida se funcionarão a contento.
A motivo principal desta empreitada é a grana... Desta forma, vou considerar sua opinião com relação à serra manual. É mais prudente e econômico.

Obrigado pela orientação.

Grande abraço!!!
Daguli
Juiz de Fora - MG.
Daguli

Mensagempor yankleber » 24 Fev 2012 15:12

Daguli, como o Paulo falou não compensa sacrificar a segurança para economizar alguns "caraminguazes". Pense assim: quanto valem os seus dedos pra você????? E a sua vida???? Além de todas as estórias escabrosas a respeito de gente que se machucou feio em serra circular adaptada, há pouco tempo li o relato de um marceneiro PROFISSIONAL EXPERIENTE que morreu por conta de um kickback da máquina fazendo com que um pedaço de madeira o atingisse com tal violência que causou uma hemorragia interna.

O fato é que a serra circular de bancada é uma das máquinas mais perigosas que existem (mesmo com todos os dispositivos de segurança), pois ela não te dá uma segunda chance no caso de uma distração. Se você não está com dinheiro no momento para comprar uma BT-1800 ou similar de mesa, considere a hipótese de pegar uma circular de mão. Eu tenho uma Skil que me atende perfeitamente e é uma máquina que você pode comprar por menos de R$ 200. Eu acho a serra circular de mão uma máquina muito útil mesmo até para quem tem uma de bancada, então, se você mais tarde decidir comprar uma de mesa de qualquer maneira vai ter uma máquina excelente capaz de fazer coisas que não dá pra fazer na de bancada (como por exemplo, cortar uma chapa muito grande).

:)

Boa sorte!
yankleber

Mensagempor Daguli » 26 Fev 2012 14:09

Olá Yankleber!

Você e Paulo tem razão com relação a construção da serra de bancada. Me convenceram!
Já estou pensando na serra circular manual. Só que outro dia via uma camarada usando uma serra manual para construir um balcão, em uma lanchonete recem inaugurada aqui no bairro e... Meu Deus!!! Ou o cara tava doidão e não conseguia controlar a serra, ou sei lá o que era aquilo... até sai de perto...
Mas vou pensar com calma e ver a melhor solução. Certo é que está descartada a hipótese da construção da serra.

Obrigado pelo alerta!

Abraço!
Daguli
Juiz de Fora - MG.
Daguli

Mensagempor schneider » 27 Fev 2012 07:45

Cara vai de BT. Serra manual é o diabo, já levei a minha lição... Tive por muitos anos uma serra de bancada que mesmo fiz e não via a hora de adquirir uma BT 1800 pela questão dos dispositivos de segurança. Agora finalmente consegui e a antiga vou doar pro meu pai.

Ademir
schneider

Mensagempor Daguli » 27 Fev 2012 14:57

Pois é Ademir! Vi nos classificados daqui uma BT 1800. Tá com um preço razoavel. Alguém saberia me dizer qual o menor diâmetro do disco (lâmina) e a espessura do mesmo que posso utilizar com esta máquina?
Daguli
Juiz de Fora - MG.
Daguli

Mensagempor paulobro » 27 Fev 2012 19:09

Daguli, as serras circulares sao projetadas para serem usadas com um disco de serra de um dado diametro; no caso da BT-1800 por exemplo, o diametro e' 10" (ou 254mm) com furo de 5/8" (ou 15,875mm). Discos de menor, ou maior, diametro vao causar problemas, eventualmente serios — por razoes que eu ate poderia explicar, mas se voce mesmo descobrir vai aprender melhor, hehe. Quanto a espessura, numero de dentes, angulacoes dos dentes, vai depender da aplicacao. E isso e' o be-a-ba...

Uma serra de bancada tem ajustes setaveis, variaveis conforme o uso, e tem ajustes que devem ser fixos, mas que sao regulaveis. E' muito recomendavel saber bem disso antes de usar a maquina: uma setagem equivocada trara resultados indesejados, uma regulagem errada igualmente podera trazer resultados indesejaveis ou, mesmo, causar um acidente serio.

Essas serras em geral ja vem devidamente reguladas de fabrica, e seu manual (eu tive uma BT e e' o caso) contem informacoes que sao um bom comeco para se aprender o basico de seu uso.

No mais, a Internet fornece muita informacao, e nao se constranja de perguntar aqui no forum que, no que pudermos, estamos `a disposicao para responder suas duvidas.
paulobro

Mensagempor Daguli » 02 Mar 2012 17:08

paulobro escreveu:Daguli, as serras circulares sao projetadas para serem usadas com um disco de serra de um dado diametro; no caso da BT-1800 por exemplo, o diametro e' 10" (ou 254mm) com furo de 5/8" (ou 15,875mm). Discos de menor, ou maior, diametro vao causar problemas, eventualmente serios — por razoes que eu ate poderia explicar, mas se voce mesmo descobrir vai aprender melhor, hehe. Quanto a espessura, numero de dentes, angulacoes dos dentes, vai depender da aplicacao. E isso e' o be-a-ba...

Uma serra de bancada tem ajustes setaveis, variaveis conforme o uso, e tem ajustes que devem ser fixos, mas que sao regulaveis. E' muito recomendavel saber bem disso antes de usar a maquina: uma setagem equivocada trara resultados indesejados, uma regulagem errada igualmente podera trazer resultados indesejaveis ou, mesmo, causar um acidente serio.

Essas serras em geral ja vem devidamente reguladas de fabrica, e seu manual (eu tive uma BT e e' o caso) contem informacoes que sao um bom comeco para se aprender o basico de seu uso.

No mais, a Internet fornece muita informacao, e nao se constranja de perguntar aqui no forum que, no que pudermos, estamos `a disposicao para responder suas duvidas.

Legal Paulo, entendi!

Quer dizer que neste caso sendo a lâmina de 10" e furo de 5/8", além da espessura da mesma ser de 1mm à 1,5mm, está tudo ok. Não importa o número de dentes... É isso?... Se estiver fora desta especificações o bicho pega, não é?...

Rapaiz, tô procurando me informar, mas é muita coisa... às vezes a gente está procurando determinado assunto, aí outro chama a atenção... e a gente vai viajando... e quando vê já são altas horas da madruga.

E valeu pela disposição em ajudar... Vou perguntar mesmo... rsrs

Grande abraço.
Daguli
Juiz de Fora - MG.
Daguli

Voltar para Dúvidas e Dicas