Motor Para Serra Circular de Bancada

Pergunte o que gostaria de saber, ensine os truques e manhas que você sabe

Motor Para Serra Circular de Bancada

Mensagempor Daguli » 18 Fev 2012 20:15

Olá pessoal!

Estou chegando agora no fórum. Moro em Juiz de Fora, Minas, e faço uso da marcenaria (quer dizer, dou umas marteladas) como hobby. Na verdade fiz um curso rápido no SENAI (2 meses) já faz uns 3 anos e por motivos diversos, somente agora estou começando a me dedicar ao assunto. Tenho muito que aprender...

Por isso venho aos companheiros pedir uma ajuda para a solução de um problema.
Estou começando a construir uma pequena serra circular de mesa, como a do link abaixo, e minha dúvida está no tipo de motor que devo utilizar (potência, velocidade, etc... etc...).
http://www.mimecanicapopular.com/verherr.php?n=135

Alguém saberia me orientar a respeito?

Grande abraço!!!
Daguli
Juiz de Fora - MG.
Daguli

Re: Motor Para Serra Circular de Bancada

Mensagempor paulobro » 19 Fev 2012 13:10

Ola, Daguli. Um prazer ter a sua companhia.

Quanto `a sua ideia de construir uma serra de bancada, eu ja li muito sobre esse assunto em varios foruns, aqui de pindorama e la de fora, e parece haver um consenso que embora de uma maneira geral, para hobistas, construir maquinas e ferramentas seja uma atividade valida e economicamente recomendavel, a serra de bancada faz excecao. Nao vale a pena.

Nao vale a pena primeira e fundamentalmente porque e' muito dificil incorporar as indispensaveis salvaguardas de seguranca, e praticamente sempre resulta um equipamento com altissimo risco operacional. Nao vale a pena porque e' muito dificil conseguir de fato construir uma serra dessa com a necessaria estrutura para retornar a precisao que se espera de um tal equipamento. Demonstradamente, sai mais barato, resulta mais seguro e operacionalmente mais confiavel comprar um modelo tipo BT 1800 do que tentar incorporar a indispensavel seguranca e desejavel precisao a um projeto caseiro.